segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Retroaliemntação e Objetivos

Então esse post vai servir pra me darem o "feedback" ou no bom português a retroalimentação da ultima sessão!! Além disso aqui ficarão estabelecidos os objetivos e missões do grupo. Os individuais vou deixar na pasta dos jogadores dai cada uma puxa o objetivo do grupo pra sua sardinha não é!?

Missão A do Grupo: Derrotar Sólom (acho que é o grande antagonista em comum).  
XP Missão: 10.800. 
   
     Objetivos:                                                                                 XP por Objetivo: 
        - Forjar alianças (Langus, Jaffa, Mouros ou anões. Pelo menos duas.).  10.000.
        - Defender Hagash (manter a soberania da cidade-independente).            6.000.
        - Cortar (minar, ocupar, distrair ou dissolver) os aliados de Sólom.        10.000.
        - Ratificar a MORTE ou rendição do lorde Uriens.                                15.000.
        - Tirar Sólom do Triunvirato.                                                                 15.000.
        - Derrotar Sólom (Prende-lo, exila-lo ou outra punição de mesmo nível)  10.000.
XP Total 76.800 (Objetivos + Missão). 

* Esses são os valores totais, é claro serão divididos entre os membros do grupo. Ou seja o de objetivo só pra quem veio na sessão( e participou da realização do objetivo, claro!). O de missão pra quem veio em pelo menos na metade das sessões da missão.
** Esses objetivos podem mudar conforme mudam as motivações e ambições do grupo, todavia eu os comunicarei caso aconteça.
*** a ordem dos objetivos é só um chute de como eu acho que vocês pretendem cumprir, não é um roteiro vocês escolhem o rumo e cronologia a serem tomados.


Missão B do Grupo: Impedir a invasão demoníaca. 
XP Missão: 12.400

     Objetivos:                                                                           XP por Objetivo: 

               - Impedir a guerra Moura.                                                           5.000.
               - Forjar aliança com os mouros                                                  12.000.
               - Impedir a guerra civil de Tenebris                                              8.000. 
               - Forjar aliança com os anões                                                      7.000. 
               - Forjar aliança com os Dourins                                                 15.000.
               - Forjar aliança ou pacto de cooperação com outros reinos (Richada, Laash, 4° reinado, 5° Reinado, Cidade do Centro ou Outros)                                               10.000.à 13.000.
               - Montar e preparar um exército.                                                10.000.
               - Conseguir 10 fragmentos de prisma.                                         10.000.
               - Defender Tenebris e o exercito.                                                10.000.
               - Impedir invasão.                                                                       10.000.

XP Total 102.400 (Objetivos + Missão). 


As diretrizes estão dadas, aguardo retroalimentação e comentários quanto a primeira proposta de teste do nosso sistema de experiência.

7 comentários:

Unknown disse...

Gostei do nosso sistema de xp por missões. Talvez falte ainda experiência por interpretação (e isso seria subjetivo do mestre, pois não há outro jeito). Algumas poucas colocações:

- 5.000xp por impedir as guerras mouras? Isso, na minha opinião, é muito pouco. Até porque provavelmente seja o mais difícil dadas as circunstâncias dos acontecimentos em Tenebris (só perderia para a missão de fazer uma aliança com os grandes reinos mouros - Marrakech, Isfahan, Melthuzad etc).
-102.400xp? Se olharmos como um todo, pode aparentar ser muito, mas, primeiro:
a) São oito jogadores (até onde contei), portanto dará 12.800 para cada um.
b) Estamos na progressão média. Logo, necessitamos de mais xp para elevarmos.


Quanto a sessão:

Tenho notado que as últimas sessões estão amarradas. Seja por falta de concentração dos jogadores, eventos externos, ou tópico de dúvidas (regras e outros) in game; A sessão demorou muito para começar; Gostei de interagir com outros npcs relacionados à história dos outros jogadores (Valmór, por exemplo). Isso relaciona a história de todos em uma grande teia em comum mas mantém a individualidade de cada um; O grupo finalmente está criando uma diretriz em comum e parando de se matar (já foi uma vitória todo mundo apóiar a idéia de ir falar com o Langus com tantas opiniões diferentes); Estamos precisando de mais interpretação e menos combate. Na minha opinião, as tramas políticas, que são o centro dessa campanha até o momento, podem melhorar muito; Último e não menos importante, parem de punhetar a porra dos dados!.

São essas as considerações de Lorde Balian Monforte.

Fernando Artur Mariano disse...

uAHUahuAHUAhUHA... Boa essa de punhetar os dados!

Seguinte, diferente do Igor aí encima, não vou discutir as premiações por missões, pois pra mim isso implica em quanto o mestre vai valorizar na hora de dificultar que a missão seja completada, então quanto menos XP dado, mais provavel é que consigamos cumprir a missão facilmente, segunto aquilo que o Donato pensa.
Mas sobre a premiação por interpretação, acho excelente, já trabalhei com issoo nas minhas experiencias como mestre e foi muito bom pro role-play. Será melhor ainda numa campanha voltada para as tramas politicas. O problema é se os jogadores se sentirem injustiçados por qualquer motivo.
Na verdade acho interessante combinarmos um encontro só pra organizarmos essas regras da casa, porque algumas coisas tão confusas, ao menos pra mim.

Donato de Oliveira disse...

Quanto ao XP eu andeiavalando isso.. mas vou de leve e estou prevendo uns 20 000 d xp pr cada um.
Afinal de contas raramente temos mais de 5 jogadores por objetivo. Vou mudar a organiza~c"ao da campanha pra usar apenas os jogadores presentes. e quemfaltar muito n"aoganha nem o da missao.
Se eu joguei pra progressao media e exatamente praatrasar a progressao de niveis. o xp vai ser o mesmo, sóvai dmeorar mais pra vcs subirem de nivel.
Quanto a sessao novamente admito que ainda estou falhando na preparacao. assim prometo que a proxima sessao so acontecerase eu estiver lenamente preparado, ai si poderemos fazer uma avaliacao concreta do que amarrao jogo. É issoaguado mais ;retroalimentacao!!!! Ohohoho

Donato de Oliveira disse...

Fernando > Obrigado por lembrar da minha ponderacao no caso das premiacoes. Quanto as regras da casa ja foram pro papel. Talvez eu asposte no blog, quando tiver tempo. Mas ja perdemos mais de 5 horas com elas, não vou gastar outra sessao com isso. Vai ser meio ditadura vou descer a norma no blog e pronto(afinal, nem é ditadura pq ja foi votado e aprovado!) Hoohohohohoh! Mas quanto aoxp por interpretacao ele esta incluso no xp dos ojetivos individuaisé um dos quesitos, segundo a regra que foi escrita, talvez eufaca algo estilo Demaria e ao final da sessao ou inicio da proxima facacada um se auto avaliar e defenderporque merece uma boa nota de interpretacao. dai fazemos alo como 0 - 2000 XP conforme a nota de interpretacao.

Donato de Oliveira disse...

E já fica aqui a sugetao da sessao matinal neste domingo dia 19 as 9hs da manha! Quem estiver disponivel ja confirme por aqui sua prsenca. Caso tenham outo local reportem aqui, minha mae anda meio esstressada queria dar um tempo pra ela =OP !! Abraco Jogadores!

Donato de Oliveira disse...

Potado na pagina "Laços de Sangue" (http://aneisdegelo.blogspot.com/p/lacos-de-sangue.html)o calendário de campanha, para que vocês se localizem na cronologia do cenário.

Unknown disse...

Quanto a quantidade de batalhas não vou dizer qeu axo que elas devam diminuir, mas sim apenas ficar mais selecionadas, "trocando a miudos, sem batalhas desnecessárias com monstrinhos da floresta e essas coisas.Afinal de contas a luta em sí não é mais a fonte principal de xp. Contudo não podemos prejudicar personagens que existem para as batalhas, como o meu próprio. É atravéz delas que eles se afirmam.Voltar o jogo unicamente para o social favorece de um modo desproporcional determinados tipos de personagem que alias são minoria no grupo visto que o mesmo é bem dividido. Concordo com o igor que a trama política pode melhorar e um bom jeito diso é situar melhor os jogadores quanto à configuração politico-social antes da sessão mostrando um prospecto bem amplo do cenário político, assim todos podem esclarecer as dúvidas e tomar ações mais condinzentes. Axo que o donato e o igor são os mais indicados para isso já que conhecem melhor a trama.
Quanto a insebar o jogo. Bom axo que todos concordamso que TODOS nós ainda fazemos isso, seja com conversa paralela, piadinhas, discussaõ de regras , perdendo 300 turnos comprando itens e poções, trovcando provocações ou reclamando de como os outros jogam seu dado. Esse tipow de coisas podem ser pensado em casa, ou comentado depois e até evitados durante o jogo. Vou concordar que senti o mestre um pouco despreparado nas ultimas sessões, mas ese é o menor dos problemas, esta falatando foco dos jogadores.



By Monteiro