quarta-feira, 21 de julho de 2010

Anéis de Gelo - TEMPO, CRONOLOGIA E ASTRONOMIA

O planeta e um pouco de astrofísica

O ano as Luas os Sóis e o tempo em Andráli o planeta cercado pelos anéis de gelo.


Andráli é o quarto planeta de seu sistema bisolar formado pelas estrelas (Xel e Lens),
Área total do planeta: 1.512,8 milhões km2
Área das terras emersas: 501,28 milhões km2 ( 33,13% )
Área dos mares e oceanos: 1.011,52 milhões km2 ( 66,86% ).
Diâmetro do planeta:

Ao lado Andráli rodeado pelos anéis de gelo


 
Satélites: Auran (lua dourada), Azura (lua Azul) e Umbra (lua sombria), sendo que destas apenas as duas primeiras são visíveis, Umbra só é avistada em raros eventos astronomicos o ultimo que se tem data foi a conjunção dos sóis em 551 a.s.e 



Auran a poderosa lua dourada na figura acima.


Auran tem um ciclo de 38.1 dias, enquanto Azura tem um ciclo de 12.7 dias. Ou seja a cada três ciclos de Azura Auran faz um ciclo. Auran é uma lua bem grande tendo aproximadamente pouco mais que o triplo do tamanho da lua terrestre (tome-se nota que Andráli tem o triplo do tamanho do planeta Terra). Enquanto a pequena Azura tem cerca de 8/10 do tamanho da lua terrestre e a Umbra estimasse que tenha 2,5 o tamanho desse mesmo satelite.    
Azura: A pequena Lua azul de Andráli.

 
  




 A esquerda a ultima aparição 
de umbra em 551 a.s.e.




Anéis de Andráli: Os anéis de Adráli são muito diferentes dos de Júpiter e Saturno. O anel K exterior é composto principalmente por blocos de gelo com vários pés de diâmetro. Uma distribuição muito tênue de poeira fina também parece estar dispersa pelo sistema de anéis.
Pode existir um grande número de anéis estreitos, ou possivelmente anéis incompletos ou arcos de anéis, tão pequenos quanto 50 metros (160 pés) de largura. Descobriu-se que as partículas individuais dos anéis são de média reflectividade. Sendo visiveis varios dias no ano durante certashoras do dia. E pelo menos um anel, o K, tem a cor azul escuro, enquanto o pouco visível anel Din tem um tom rubro. As luas  Auran e Azura agem como satélites pastores para o anel K e Din.
Os Anéis de Andráli

O fato mais impressioante é que a formação dos anéis é recente, eles se formaram com o congelamento absurdo de uma imensa massa aquosa do planeta que foi lançada para sua órbita em 999 a.s.e da região que separa Ashinganh da Velha Ashiganh o antigo Rio de Sangue (agora chamado de Vale Rubro). Alguns observadores e outros estudiosos da aliança (congregação de exercitos que formam o cinturão de forças que detêm a invasão demôniaca) dizem que até hoje 1.021 a.s.e. estranhamente lançam-se massas congeladas ou avermelhadas do Vale Rubro em direção aos anéis.
Além disso nesses últimos 22 anos as grandes cidades e regiões habitadas são constantemente fulminadas por meteoros que supostamente se originam dos anéis. Não fosse o terror e destruição causado por seu impacto geralmente eles trazem consigo demônios congelados que desperatam famintos por sangue e destruição. Apesar disso alguns desses pouco meteoros amaldiçoados trazem pequenos e cobiçados fragmentos de prisma. Esses fragmentos são estilhaços do artefato cujo poder congelou todo o rio de sangue e criou os anéis de gelo. E cada fragmento é dotado der imenso poder mágico que pode ser utilizado, se corretamente manipulado ou tratado. Dessa forma apesar do mal, terror e da doença virem do céu com os meteoros, depois dos impactos existe uma corrida das mais ganaciosas e poderosas criaturas dispostas a enfrentar os possiveis seres infernais congelados para se apoderar dos cobiçados fragmentos.

Fragmentos de prisma da batalha do meteoro, os maiores já vistos em Tenebris.


CALENDÁRIO

O tempo em Andráli é diferente em virtude não só das dimensões do planeta como por ser um sistema bisolar e ter 3 luas com diferentes movimentos.
O dia dura 32 horas. Nas terras da sombra o sol pouco brilha 6 horas no inverno e 10 horas no máximo no verão. Durantes a primavera e outono ele dura de 7-8 horas.A noite em Tenebris começa ao escurecer perto das 18 horas, as horas de dia (onde existe iluminação do sol são tempo de descansar. Aparecer na rua ou banhar-se de sol é mais do que mal visto, é uma profanação ato que ofende a qualquer tenebresiano. Das 18 as 24 é o periodo de penumbra onde não é mais dia mas existe certa luminosidade, principalmente vinda das luas. Depois das 24, ou seja das 25 até 32 horas é o tenebrae: noite absoluta. E e da 0 hora as 8 no verão ou da 0 as 12 no inverno é a segunda penumbra os ultimos momentos antes de se recolher, antes do amanhecer. e das 8 as 18 no no verão ou das 12 as 18 no inverno é o periodo de descanso o amanhecer e as horas de dia do tão profano sol de Xéllens
Os dias são contados em Hexenas (conjunto de seis dias ou meio ciclo de Azura, o equivalente a uma semana) e a cada 4 hexanas completa-se um mês lunar que é o mês utilizado em Tenebris. O ano tem 494 dias composto de 13 meses sendo 12 de 38 dias cada e 1 de 39 dias (Tenebrae). 

Primavera
1 - Februarius
2 - Fertilis
3 - Floreo

Verão
4 - Lux
5 - Purus

Outono
6 - Deflorui
7 - Auctus
8 -Dapis

Inverno 
9 -Cautus
10 - Caelis
12 -Frigus
13 - Tenebrae

Para sincronizarmos nossa cronologia o dia da " Batalha do Meteoro" foi 22 de Deflorui 1.021 a.s.e.

Comentem!! Essa semana tem mais! Depois de estudos astrofisicos e algumas confabulações corrigi alguns erros de português e estamos estudando a orbita em sistemas bisolares e trisolares, com isso alguns dados estão como "?" até que nossos estudos terminem.

5 comentários:

Unknown disse...

muito bom donato. ficou muito boa a descrição!

Unknown disse...

Muito boa a descrição ... gostei mesmo.
Blocos de gelo ainda sobem do abismo em direção aos anéis !?!?
que novidade é essa?
Pelo visto andrali ainda tem muitos mistérios a serem revelados!!

Unknown disse...

só nao entendi uma coisa...
Quantas horas dura o dia ?

Donato de Oliveira disse...

Durava 24 se vc fizesse as cotnas ali dos periodos de noite penumbra e dia contabilizavam 24, porem com as luas e nossas disscussões astrofisicas diminui a velocidade de rotação do planeta em virtude das luas e por isso o dia passou a ter 32 horas. Melhorei a explicação e explicitei o tmepo pra ficar bem claro. =o)

Donato de Oliveira disse...

http://postmania.org/?p=6568 trës sóis o efeito visto por Snayder quando ficou perdido na Velha Ashigan.